Livro – Estudos socioculturais em alimentação e saúde

A Eduerj acaba de lançar o livro “Estudos socioculturais em alimentação e saúde: saberes em rede,” disponível para download gratuito. Trata-se do quinto volume da série Sabor Metrópole, organizada pela Rede Ibero-Americana de Pesquisa Qualitativa em Alimentação e Sociedade (Rede Naus).

A obra é organizada por Shirley Donizete Prado, Ligia Amparo-Santos, Luisa Ferreira da Silva, Mabel Gracia Arnaiz e Maria Lucia Magalhães Bosi, e traz reflexões sobre relações com o comer e com os outros comensais. A coletânea reúne 22 capítulos de pesquisadores discutindo as práticas alimentares contemporâneas.

Ali, na página 161, é possível conferir o capítulo “#Tretanacaverna: uma etnografia virtual sobre consumo alimentar e adaptações à dieta Paleo no Brasil”, com selo Comida na Cabeça! O capítulo foi escrito por mim – Joana Pellerano – e por Maria Henriqueta Gimenes-Minasse, e discute os relatos dos adeptos da dieta paleo nas redes sociais, buscando entender se essa se trata de uma subcultura alimentar e qual é seu impacto nas relações pessoais dos que a adotam.

Para acessar o livro gratuitamente, é só clicar aqui e fazer um breve cadastro.

Anúncios