Lançamento do livro de Marie Gimenes Minasse sobre o barreado

No dia 30 de março São Paulo recebe o novo livro de Marie Gimenes Minasse: “Cozinhando a tradição: festa, cultura, história e turismo no litoral paranaense”. A sessão de autógrafos acontece no Madame Aubergine Cozinha & Cultura (Rua Carla, 25, Itaim Bibi, São Paulo), de 18h às 22h, e conta também com degustação comandada pela Chef Talitha Vitorelli.

O livro foi publicado em 2013 pela Editora UFPR e apresenta a história do barreado, prato tradicional do litoral do Paraná, as transformações que aconteceram no preparo e no consumo e sua relação com o desenvolvimento econômico e turístico da região que se vê representada na preparação culinária.

A obra, baseada na pesquisa de doutorado da Marie, instiga o leitor a refletir sobre a complexidade da relação entre o ser humano e sua comida. Para tanto, reúne informações de pesquisa em artigos e documentos históricos e 45 entrevistas realizadas com cozinheiros amadores e profissionais, com gerentes e proprietários de restaurantes que servem Barreado no litoral paranaense e com pessoas ligadas ao desenvolvimento da atividade turística na região. Também está presente a marca registrada da autora: um exercício primoroso de revisão bibliográfica, aqui focado em títulos da historiografia da alimentação, memória e História Cultural e Oral.

Resumindo: item imprescindível na biblioteca de quem estuda alimentação. Por isso, se não puder comparecer no dia 30, garanta o seu clicando aqui.

Anúncios