Curso – A Cozinha Caipira no Sertão do Leste

A Escola do Gosto, iniciativa de Carlos Alberto Dória, oferecerá em São Paulo o segundo módulo do curso sobre culinária caipira. O sociólogo ministrará as aulas juntamente com o historiador João Luiz Máximo da Silva.

Após o primeiro módulo ter tratado das raízes dessa cozinha na cozinha tupi-guarani, agora é a vez de abordar a cozinha caipira propriamente dita, nascida entre os séculos XVI e XVIII na região do Sertão do Leste (vales do Paraíba e do rio Doce e sul de Minas).

O segundo módulo terá 14 horas e acontecerá em 2, 4, 5 e 6 de março. O curso vai custar R$ 700. Não é necessário ter cursado o primeiro módulo.

Confira a programação:
1. A definição de “caipira” e as teorias sobre a sua formação. O território da cozinha caipira: a expansão bandeirante e os itinerários tropeiros. Continuidades e rupturas com o modelo da cozinha guarani.
2. Construção do “núcleo duro” da cozinha caipira. Os sítios: o milho, a mandioca, o feijão, a abóbora, o porco, a galinha o pomar e a horta. A variante caiçara. As formas de conservação alimentar. As tecnologias adotadas pela cozinha caipira: os fogões, o monjolo, as fecularias.
3. As classificações e capitulos da culinária caipira. Variações de receituário.
4. Laboratório de preparações tradicionais de modos modernos. Preparação de pratos e degustações em almoço caipira.

Para participar, é preciso entrar em contato pelos endereços de e-mail cadoria2@gmail.com ou ricardo@trixgastronomia.com.br.

Anúncios