Chamada de artigos – Dossiê Comida e Cultura

Lembrete: a Revista Sociedade e Cultura está com chamada de artigos aberta até 30 de janeiro. Janine Collaço (UFG) e Renata Menasche (UFPel) estão organizando o Dossiê Temático Comida e Cultura, que será publicado no primeiro semestre do ano que vem.

Os artigos devem se encaixar no seguinte descritivo:

“Desde o final dos anos 1990, o tema alimentação vem adquirindo interesse crescente nas Ciências Sociais, o que se deve, em boa medida, a questões emergentes a partir do fenômeno da globalização. Diversos estudos contemplaram mudanças em práticas alimentares e perda de elementos tradicionais e identitários. Outros trouxeram preocupações em torno do corpo, da influência de discursos científicos nas escolhas alimentares, das manifestações da fome e das políticas de segurança alimentar, novos conceitos em torno do comer e do que é comida. Ainda, estudos valorizaram aspectos relativos ao crescimento das cidades, às relações entre campo e cidade, ao consumo da tradição como experiência turística e/ou como patrimônio, além de realocações espaciais promovidas por processos pós-coloniais. Diante desse cenário, nota-se que pensar a alimentação é, antes de tudo, oportunidade para iluminar o caminho da diversidade cultural, social e política. Comer envolve uma intrincada rede de relações, expectativas, escolhas que se submetem a regras, negociações, conflitos, que reforçam seu caráter amplo. Ainda que rotineiro, o ato de comer jamais reflete uma ação neutra: reveste-se de sentidos e valores, que se concretizam em escolhas e práticas alimentares, denotando posicionamentos, disputas, interações complexas.

Face tal quadro, a proposta deste volume é acolher trabalhos que abordem diferentes aspectos em que o comer se apresenta em interface com a cultura, explorando fronteiras que permitam evidenciar questões instigantes para além dos vínculos tradicionais referentes a classe, etnia, gênero, geração, mostrando como um ato corriqueiro e cotidiano, o comer, possui implicações que possibilitam refletir sobre temas centrais de nosso tempo: formação e ruptura de estados nacionais, renascimento de nacionalismos, fluxos globais e reações localizadas, novas identidades e seu reconhecimento, usos de tradições e memórias, embates entre conhecimentos científicos e tradicionais, novos conceitos em torno do comer derivados de novas tecnologias, regulação governamental e políticas públicas, entre outros”.

As contribuições devem ser enviadas em inglês, português e espanhol diretamente para as organizadoras, através dos e-mails: janinecollaco@gmail.com e renata.menasche@gmail.com

Quer conhecer a Revista Sociedade e Cultura? Clique aqui.

 

 

Anúncios