Sesc realiza debate sobre corpo e alimentação

Encontro imperdível amanhã em Ribeirão Preto debate o papel da mídia e da ciência nas escolhas alimentares e na formação da imagem corporal. O evento do Sesc SP acontece a partir das 8h e as inscrições podem ser realizadas clicando aqui.

Assim como o Seminário Internacional Alimentação hoje: entre carências e excessos, que aconteceu em São Paulo em outubro, esse encontro faz parte da programação que comemora os 20 anos de trabalho do Mesa Brasil.

Confira a programação (que inclui a historiadora Wanessa Asfora) e garanta sua vaga:

8h – Credenciamento

9h – A construção social do corpo
Com Luciana Saddi
O corpo é um objeto privilegiado de reflexão sobre a vida social, estando em permanente construção. Atualmente é visto como matéria bruta a ser lapidada e moldada por meio de atividade física e alimentação. Como lidamos com as pressões sobre a saúde e o corpo?

Luciana Saddi é psicanalista em São Paulo, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Integra a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e é autora de artigos científicos em revistas especializadas de Psicanálise. Tem dois livros publicados como autora de textos de ficção: “O Amor Leva a um Liquidificador”, editora Casa do Psicólogo, e o romance “Perpétuo-Socorro”, editora Jaboticaba.

10h30 – Os desafios da alimentação
Com Fernanda Timerman
Os temas de dieta, alimentação e comer estão na pauta do dia. Nunca o mundo disponibilizou uma oferta de alimentos tão ampla e diversificada, com um elenco diverso de possibilidades alimentares. Como ter autonomia alimentar e se conectar com os sinais básicos da alimentação?

Fernanda Timerman é nutricionista graduada pela São Camilo, mestre pela FSP-USP, master of education pela Universidade de Sydney, validado para Mestrado pela Faculdade de Saúde Pública da USP, aprimorada em transtornos alimentares pelo AMBULIM-HC-FMUSP. Coordenadora do Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares (GENTA), supervisora do grupo de nutrição – anorexia nervosa no AMBULIM e membro do grupo Corpo e Cultura.

12h – Debate

12h30 às 14 horas – Intervalo/Almoço

14h – Perspectiva histórica sobre o comer e o cozinhar
Com Wanessa Ásfora
Observar a história da alimentação possibilita entender a relação atual das pessoas com a comida. A nova filosofia de comer está mais próxima a uma negação do que a uma afirmação de uma nova prática, envolvendo controle permanente dos desejos, sensações, fome, ansiedades e reconstrução do gosto alimentar.

Wanessa Ásfora é historiadora, mestre e doutora em História Social pela FFLCH-USP. Docente da Pós-graduação lato sensu do Centro Universitário Senac. Membro correspondente do periódico científico Food&History do Institut Européen d´Histoire et Cultures de l’Alimentation. Atualmente, desenvolve pesquisa na área de história da alimentação e medicina dietética no Ocidente pré-moderno.

15h30 – O poder do cozinhar na transformação da relação com a comida
Com Mara Salles
Cada vez mais as pessoas têm se afastado da cozinha e perdido a identidade culinária. Mara Salles irá conversar sobre como podemos transformar a relação com a comida por meio do ato de cozinhar.

Mara Salles é cozinheira e proprietária do Restaurante Tordesilhas. Escritora e autora do livro “Ambiências, Histórias e Receitas do Brasil”, vencedor do prêmio Jabuti em 2013. É pesquisadora da cozinha brasileira, investigando ingredientes, preparações e tradições culinárias de todo Brasil.

17h30 – Debate

Anúncios