Anais do VII Enec estão disponíveis online

Já estão disponíveis os anais do GT 5, sobre Tendências do Consumo Alimentar, do VII ENEC – Encontro Nacional de Estudos do Consumo, bem como o de outros grupos de trabalho do evento, que teve como tema “Mercados contestados – as novas fronteiras da Moral, da ética, da religião e da lei”.

O Grupo de Trabalho sobre alimentação foi coordenado por Janine Collaço (UFG) e Renata Menasche (UFPel e UFRGS) e rendeu três tardes de discussões muito produtivas. Para quem não esteve presente, há essa ótima chance de conferir os artigos de forma gratuita e online.

Há vários trabalhos sobre vegetarianismo e alimentos saudáveis, orgânicos e de agricultura familiar, com destaque para a pesquisa de Felipe da Luz Colomé e Ricardo Mayer sobre consumerismo e a ética do cuidado, eleita pelas coordenadoras como o destaque do Grupo de Trabalho.

Há ainda reflexões sobre a percepção do risco no consumo alimentar (Flávia Galindo e Fátima Portilho),  o acarajé e sua versão evangélica – o bolinho de Jesus (Debora Simões de Souza Mendel), a experiência de consumo na rede de cafeterias Starbucks (Amanda Costa Reis) e a certificação do queijo serrano no Rio Grande do Sul (Fabiana Thomé da Cruz et al). Meu trabalho sobre o aprendizado do conhecimento culinário também está lá.

Para acessar os artigos, é só clicar aqui. E vale explorar os outros GTs: também há trabalhos sobre alimentação espalhados dentro de outras discussões.

 

Anúncios