Guia alimentar para a população brasileira é lançado no Rio

No dia 24 de março acontece no Rio de Janeiro o evento “Conhecer e comer: caminhos para redescobrir a comida de verdade”, que apresentará o novo Guia Alimentar para a População Brasileira

Acontece de 8h30 às 18h no Centro de Ciências de Matemática e da Natureza (CCMN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no campus Ilha do Fundão.

Lá, o guia será apresentado pelo professor Carlos Augusto Monteiro, coordenador do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens/USP), e responsável pela assessoria técnica de sua elaboração​. 

 A programação conta com dois painéis de debates, com os temas “Alimentos ultraprocessados, conveniência para quem?” e “Soberania Alimentar, soberania consumidora e cidadã”, incluindo vários convidados, como Maria Emília ​Lisboa ​Pacheco (presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar – Consea), Carlos Walter Porto-Gonçalves (professor do departamento de Geografia da UFF, Inês Rugani (diretora do Instituto de Nutrição da UERJ, Giane Moriali (do Instituto de Nutrição da UniRio), Daniela Sanches Froz​i (da FioCruz de Brasília) e Regina Tchelly (do projeto Favela Orgânica)​​. 

Haverá ainda uma feira agroecológica e salas temáticas que incluem atividades com o Slow Food Rio de Janeiro e o projeto Terrapia. 

 Esse evento é uma iniciativa do Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE) e do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), da UFRJ. Mais informações pelo e-mail conhecer.comer@gmail.com.

Anúncios