Tese: Cada comida no seu tacho, de Luciana Patrícia de Morais

Conheça a tese de doutorado “Cada comida no seu tacho: ascensão das culinárias típicas regionais como produto turístico – o Guia Quatro Rodas Brasil e os casos de Minas Gerais e Paraná (1966-2000)”.

A autora, Luciana Patrícia de Morais, é cientista social pela UFMG e mestre em História pela mesma instituição. Desde sua graduação vem estudando a temática alimentação, com especial foco para a culinária regional e seu papel na dinâmica de construção de identidades. Mineira morando em Curitiba há alguns anos, usou sua vivência das duas culinárias como ponto de partida para uma interessantíssima pesquisa.

A autora defende a tese de que,  se no Brasil, a partir da década de 1970 as culinárias regionais se anunciam como atrativo turístico, sua legitimação e afirmação como produto turístico se dá a partir de meados da década de 1980 e, principalmente depois de iniciada a década de 1990, quando a percepção da comida regional passa a ser vinculada mais diretamente aos discursos identitários. Para desenvolver esta perspectiva, Luciana examina a relação turismo/alimentação/políticas públicas nos estados de Minas Gerais e do Paraná em um trabalho desenvolvido no campo da história da alimentação e que realiza discussões teóricas em torno da identidade, memória, tradição, patrimônio e do lugar destas noções num contexto de globalização da economia e mundialização da cultura. Como fonte principal e fio condutor está o Guia Quatro Rodas Brasil, principal guia turístico brasileiro, analisado em um recorte temporal que vai de 1966 (primeira edição do Guia) até no ano 2000.

Por conta de suas descobertas e reflexões, este trabalho é interessante tanto para estudiosos da área de alimentação (inclusive por utilizar de forma inovadora um guia  turístico como fonte ) quanto para estudiosos da área do turismo.

Para ter acesso ao texto integral clique aqui

Anúncios