Um grupo de pesquisa formal não é apenas um grupo de pesquisadores que se juntam porque se interessam pelo mesmo assunto.
De acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), um grupo de pesquisa precisa ser organizado hierarquicamente com lideranças definidas pela experiência e pelo destaque que o pesquisador em questão possui no terreno científico ou tecnológico.
Outras características importantes são o envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa; a organização das ações do grupo a partir de linhas comuns que se subordinam ao grupo (e não o contrário); e o compartilhamento, em algum grau, de instalações e equipamentos.
Para serem formalizados, os grupos de pesquisa devem estar vinculados a uma Instituição de Ensino e/ou Pesquisa e serem cadastrados no CNPq por um pesquisador que tenha um currículo da Plataforma Lattes (acesse a Plataforma clicando aqui).
Para quem tem interesse em grupos de pesquisa, em breve vamos começar a apresentar alguns que trabalham com alimentação. Enquanto isso, é possível consultar quais são os grupos cadastrados no CNPq – de qualquer área ou sobre qualquer tema – clicando aqui.

Deixe um comentário